31/10/2009

HALLOWEEN


Conforme havíamos anunciado, a nossa escola comemorou o HALLOWEEN, cujo ponto alto foi um desfile/concurso para a escolha da melhor máscara.

Os resultados para as melhores bruxas e melhores feiticeiros aqui ficam, assim como algumas fotos:

5º ano - Mariana Maia, nº 14 do 5ºD
6º ano- Luís Ramos, nº 13 do 6º D
7º ano- Eduardo Fraga, nº 7 do 7º A
8º ano- João Nogueira, nº 12 do 8º C
9º ano- Fábio Mesquita, nº 7 do 9ºB
CEF- Vanessa Sousa, nº 14 do CEF A



Foi um dia diferente. Foi giro ver o empenhamento dos alunos e de muitos professores que se apresentaram com todos os requintes, alusivos ao dia. Até ao meio dia as aulas decorreram normalmente. Os corredores estavam repletos de bruxas, Frankensteins, Dráculas e abóboras. Na Biblioteca, uma bruxa altamente maléfica atendia aprendizes da arte, os cacifos eram abertos por diabinhas e até a D. Helena alinhou na brincadeira.

Após a entrega de prémios ( livros em Inglês com CD ) e diplomas, a cantina encheu-se dos clientes habituais, vestidos de maneira diferente.

A escola também é isto.


COMPOTA DE ABÓBORA MENINA, CANELA E LARANJA


Ingredientes para 3 frascos médios

1,300 Kg de abóbora menina limpa
1 kg de açúcar
2 paus de canela + 1 colher de chá de canela em pó
casca de 1 laranja

Preparação:


Leve ao lume a abóbora partida em pedaços juntamente com o açúcar, os paus de canela e a canela em pó, e a casca da laranja.
Deixe ferver em lume brando, mexendo de vez em quando até o doce estar no ponto (para isso, coloque um pouco de doce num prato e se, ao passar com o dedo ele "abrir uma estrada", significa que está no ponto), o que deve demorar cerca de 2 horas.
Retire os paus de canela e a casca de laranja e passe o doce com a varinha mágica.
Coloque o doce em frascos previamente esterilizados, e sirva a acompanhar requeijão, em torradas, ou como recheio de tortas.

Bom Apetite!

30/10/2009

PORTO VIVO - PASSADO E PRESENTE (3)



RESPOSTA: Fonte ou Chafariz das Virtudes

Situa-se por trás do Palácio da Justiça, perto da Cooperativa Árvore.

Embora actualmente seja pouco utilizada, ainda alimenta um logradouro para lavar roupa existente numa das vielas que conduz até Miragaia.

Foi recuperada há poucos anos, assim como o Jardim das Virtudes que a envolve, de onde se desfruta uma bela panorâmica sobre o rio Douro.

Acertaram:
Benedita Brandão - 5ºD

Cristina Gomes - 5ºA
Professora Helena Barreira

29/10/2009

UMA IDA AO TEATRO

No próximo dia 4 de Novembro, os alunos do 2º ciclo vão ao teatro ver a peça "CISCO E A ESPIRAL DO CONHECIMENTO" representada pela companhia "PIUPARDOS", no Teatro do Campo Alegre.

Quem pretender mais informações sobre este espectáculo poderá consultar o site www.ciscoeaespiraldoconhecimento.com/index2.php


Sinopse:

O espectáculo começa numa noite de chuva. Francisco, um adolescente amante do skate e de rap, tenta passar o nível de um jogo. Uma partícula de luz, gerada por um relâmpago, entra no quarto de Francisco e transporta-o para um universo paralelo.

Nesta nova realidade, entre o explodir de trovões e o uivo do vento, Francisco, que tem um braço e uma perna engessados fruto de uma queda de skate, descobre este ponto de luz, que se move criando formas geométricas. O medo tolhe-lhe a razão e os movimentos ainda mais que o gesso. Mas à medida que esta partícula luminosa, este cisco de energia comunica com o Francisco através da matemática, animando a sua vida. Francisco, juntamente com a sua irmã e o computador, amigo inseparável nesta aventura, tenta decifrar enigmas, faz perguntas, pesquisa, dá respostas, coloca hipóteses, raciocina... e entra nesta grande aventura da descoberta de quem somos.

Oscilando entre a ficção científica, a comédia e a matemática, o espectáculo desenvolve-se ao ritmo do rap, numa atmosfera juvenil e envolvente.

27/10/2009

... pero que las hay, las hay


Na próxima sexta-feira vai comemorar-se o HALLOWEEN na nossa escola. Haverá um concurso/desfile para escolha da melhor máscara por ano lectivo.

Os alunos virão mascarados de casa e estarão nas aulas vestidos de maneira apropriada ao dia. Poderá ser algo inusitado leccionar para bruxinhas e feiticeiros, mas tanto aquelas como estes, apesar da profissão, também têm direito à escolaridade básica, em prol da qualidade da bruxaria.

24/10/2009

PORTO VIVO - PASSADO E PRESENTE (3)


Esta fonte foi construída em 1619, para aproveitamento de um manancial existente no local e a sua água, dizia-se, tinha grandes virtudes curativas. Muitas pessoas aqui encontraram a cura para as suas doenças. Curiosamente, muitas outras encontraram a morte, ao atirarem-se do cimo da ravina que se encontra próxima, por não encontrarem cura para os seus males de amores. Os dois castelos que se vêem na metade superior da fonte pretendiam simbolizar as armas da cidade e ladeavam uma imagem da virgem, entretanto desaparecida.

PERGUNTA: Como se chama esta fonte?

23/10/2009

PORTO VIVO - PASSADO E PRESENTE (2)



RESPOSTA: Mercado do Peixe

Acertaram: Luísa Alves e Teo Dias

No mesmo local encontra-se, actualmente, o Palácio da Justiça cuja construção se iniciou em 1958 e terminou em 1962, tendo sido inaugurado pelo Presidente da República da época, Américo Tomás.

20/10/2009

ENTREGA DOS LIVROS DO PLANO NACIONAL DE LEITURA

Na semana de 12 a 16 de Outubro a Biblioteca/CRE procedeu à entrega dos livros do Projecto "Ler+ para vencer 2009/2010" (Plano Nacional de Leitura).

Aqui deixamos algumas imagens do acontecimento.

FOLHAS SOLTAS

Na linha do que aconteceu no ano anterior, a Biblioteca/CRE continua a publicar quinzenalmente poemas em língua portuguesa acompanhados de notas bibliográficas dos seus autores, com o intuito de fomentar o gosto pela poesia. As "FOLHAS SOLTAS" ficam penduradas em vários locais da escola e são também distribuídas aos encarregados de educação.

Às dezasseis folhas do ano passado juntam-se mais estas duas que a seguir a damos conta.


17/10/2009

PORTO VIVO - PASSADO E PRESENTE (2)

(Clicar para aumentar)

A construção deste edifício começou em Abril de 1869 e terminou cinco anos depois (1874). Situava-se num local onde se encontra, hoje, um grande jardim.

Em tempos ainda mais longínquos aqui estavam os Celeiros do Pão.

No dia da sua inauguração, um cronista da época escreveu. “ … a grandeza e o bom gosto da planta deste edifício em que se acham delineados todos os detalhes, nos quais se teve em atenção tudo quanto convém à decência e limpeza, foi traçado pelo engenheiro da municipalidade Gustavo Adolfo Gonçalves e Sousa”.

Foi demolido em 1952.

PERGUNTA: Como se chamava este edifício?

16/10/2009

PORTO VIVO - PASSADO E PRESENTE



RESPOSTA: Rua 31 de Janeiro

Acertaram: Ana Catarina - 6ºA , Alexandre Pinto - 6ºB e ainda a professora Helena Barreira

Começou por se chamar Rua Nova de Santo António em virtude de ter o seu início junto à Igreja de Santo António dos Congregados. A partir de 1910 tomou aquela designação em homenagem aos revoltosos de 31 de Janeiro de 1891.

Em virtude do seu grande declive, uma grande parte dos prédios tem mais andares nas traseiras do que na fachada. Igualmente por este motivo, uma significativa parte da rua foi construída sobre arcadas de pedra que formam inúmeros túneis por onde muitos soldados e civis revoltosos se escaparam.

Na foto podemos ver, à direita, a Livraria Latina em cujo cunhal se encontra um busto de Luíz de Camões, que, ao que parece, nunca terá passado pelo Porto, uma cidade talvez demasiado sossegada para o seu espírito aventureiro.

PASSATEMPO "5 DE OUTUBRO"


SOLUÇÕES

(Clicar para aumentar)


VENCEDORES


1º Lurdes Mariani 6ºA 8 Pontos*
2º Inês Moreira Duarte 6º A 8 Pontos
2º Ana Catarina P. 6º A 8 Pontos
2º Cláudia Sofia Rodrigues 6º A 8 Pontos
3º Bernardo Almeida 7º C 7 Pontos
3º Ana Mafalda Canossa 6º A 7 Pontos
4º Inês Pereira A. 5º A 6 Pontos
4º Cristina Gomes 5º A 6 Pontos
4º Berenice Vila 5º A 6 Pontos
5º Ana Ribeiro 5º A 4 Pontos


* - Apesar de ter o mesmo número de respostas certas, esta aluna respondeu usando melhor a língua portuguesa e, por isso, conseguiu o primeiro lugar.

A Biblioteca/ CRE agradece a participação destes alunos e espera que em próximos passatempos haja mais concorrentes, uma vez que, nas sugestões, nos pedem a realização de actividades como esta.

A vencedora poderá levantar o seu diploma, a partir da próxima semana.

15/10/2009

09/10/2009

PORTO VIVO - PASSADO E PRESENTE (1)

Esta foto foi tirada no dia 31 de Janeiro de 1891 no cimo de uma das mais movimentadas ruas da cidade do Porto e mostra-nos uma trincheira de tropas monárquicas. Deste local foi derrotada a primeira tentativa de revolução republicana, com dezenas de mortes infringidas aos revoltosos que subiam aquela artéria, dando vivas à República.

PERGUNTA: Como se chama, hoje, a rua por onde subiam esses revoltosos?

07/10/2009

PORTO VIVO - PASSADO E PRESENTE

O BRISADAREOSA, em colaboração com a BIBLIOTECA/CRE, vai promover ao longo deste ano lectivo um concurso destinado a alunos e restante comunidade educativa com o título PORTO VIVO - PASSADO E PRESENTE.

O objectivo desta iniciativa é tentar que todos nós conheçamos cada vez mais e melhor a nossa cidade, os seus recantos e atalhos, as suas tradições e, sobretudo, a sua história. Só se ama aquilo que se conhece.

O concurso desenrolar-se-á da seguinte forma: todas as semanas será publicado um post com uma fotografia antiga de uma praça, rua, edifício, monumento, etc, ainda existente ou já desaparecido. Os concorrentes serão desafiados a identificar a fotografia e na semana seguinte será publicada a resposta, ilustrada com uma foto actual. Semanalmente, escrutinar-se-ão os vencedores (adultos e alunos separadamente) e no final do ano será atribuído um prémio ao(s) vencedor(es).

As respostas deverão ser enviadas para o e-mail do BRISADAREOSA: brisadareosa@hotmail.com

Garrett dizia: ”No Porto há muito quem troque os “vês” pelos “bês” mas muito poucos os que trocam a liberdade pela servidão”. Vamos ver se na nossa escola são muitos ou poucos os que conhecem verdadeiramente o Porto e o seu património de humanidade…

05/10/2009

A BIBLIOTECA/CRE NA RBEP

A nossa Biblioteca/CRE foi a que mais notícias publicou no ano lectivo 2008/2009 no site da RBEP (Rede de Bibliotecas Escolares do Porto), para além da própria RBEP, naturalmente.

Foram exactamente 30, num total de 70 autores e 478 notícias.

Mas, difícil não é chegar à frente. Difícil é manter-se na frente. Por isso, este ano não podemos baixar os braços...

01/10/2009

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - 5 DE OUTUBRO DE 1910


Passatempo: "Descobre os erros no desenho"

(Clicar na imagem para aumentar)

A implantação da república está prestes a celebrar 100 anos. Por este motivo, a nossa escola decidiu promover ao longo do ano lectivo alguns eventos alusivos a este acontecimento que alterou radicalmente a história recente de um país com 800 anos de existência.

O primeiro desses eventos é um concurso que integra a imagem que vemos acima. Desta imagem constam 10 "elementos" errados que era impossível estarem presentes num desenho da época. O desafio é exactamente o de identificar esses dez elementos "deslocados" do contexto da imagem.

As respostas devem ser dadas em impresso próprio existente na biblioteca.

Mãos à obra e boa sorte.