22/01/2009

PATRONOS


5º D - ANTÓNIO TORRADO

Os alunos da turma começaram por pesquisar informações sobre António Torrado, tendo elaborado cartazes ilustrativos para a exposição da biografia e bibliografia do escritor. Durante as aulas leram e analisaram o conto "O macaco do rabo cortado", tendo elaborado a respectiva Ficha de Leitura e o reconto colectivo do conto.

Aqui ficam, apenas, algumas linhas do início do conto para aguçar o apetite. Sim, porque para ler uma história não há como sentir nas mãos a textura da capa de um livro ou o mesmo o cheiro do seu papel.

"O macaco do rabo cortado"

"Era uma vez um macaco mariola, que andava de bata e sacola, como se fosse para a escola. Mas não ia. Era tudo a fingir.

Os rapazes, quando o viam passar, troçavam dele e gritavam:

- Macaco escondido com o rabo de fora... Macaco escondido com o rabo de fora...

Pois era. Realmente o rabo sobrava de bata e, muito comprido e retorcido, corria atrás do macaco para onde quer que ele fosse.

Então o macaco entrou numa barbearia e pediu ao barbeiro que lhe cortasse o rabo. O barbeiro afiou a navalha e zut! – rabo para um lado, macaco para o outro.

A operação deve ter doído, mas o macaco, que tinha tanto de vaidoso como de corajoso, não se importou. E de sacola e bata, muito empertigado, veio para a rua mostrar-se nos seus novos preparados. (...)

1 comentário:

Luz disse...

Uma das histórias que mais gostamos de ouvir e que se conta oralmente porque nunca encontrámos o livro...
Luz e meninos