08/02/2010

CONCURSO "FAÇA LÁ UM POEMA"


Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, que se realiza no CCB no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém lançaram um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia, procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia. A entrega de prémios terá lugar no CCB a 21 de Março de 2010 e será integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.

A seguir apresentamos os poemas dos alunos da nossa escola :

“Foi um sonho que eu tive”

Foi um sonho que eu tive
Numa noite de lua cheia
Não dormi, sonhei apenas
Imaginei e encontrei-a

A estrela que procurava
No céu todo espelhado,
Era brilhante e importante,
Pois estava a meu lado…

E era a mais singela e dourada
A mais pequena e estimada
A mais perfeita e delicada
Estrela com quem sonhava…

Maria Beatriz de Sousa Marques da Silva - 9º Ano


“Palavras Soltas”

Há palavras soltas…
Perdidas
E sem sentido
Completamente desorientadas,
sem rumo.

Há palavras soltas…
Que vou tentar encontrar
ordenar.
E ver como vai acabar.

Há palavras soltas…
Que num poema vou transformar
Com rima ou
Sem rima
Eu vou organizar.

Há palavras soltas
Que num poema transformei.

Há palavras soltas…
Que nos trazem
Sentimentos
Pensamentos
Liberdade
Amor
Paixão

E às vezes
Uma grande desilusão.

Clara Filipa da Silva Pereira - 9º Ano


“Declaração de Amor à Andorinha”


Menina Andorinha
Seus olhos, sua beleza
Amo tudo em si
Adoro sua gentileza

Andorinha, Andorinha
Um dia desejo eu
Seres minha Julieta
Eu teu Romeu

Menina Andorinha
Seus olhos, sua beleza
Amo tudo em si
Adoro sua gentileza

Andorinha, Andorinha
Um dia desejo eu
Seres minha Julieta
Eu teu Romeu

Mariana Faria Marmelo - 8º Ano


“A Primavera”

Na Primavera, o sono
que o frio do Inverno
fez dissipa-se.
As flores florescem,
muito belas,
em campos
que parecem
arco-íris.
Os animais acordam,
o sol aparece,
o tempo fica quente
e eu fico contente.

Alexandre Jorge Pinto - 6ºAno


“No Mundo da Imaginação”


Era uma vez
Numa terra distante
Do um, dois e três
Para lá é um instante.

Só há fadas
Duendes e sonhos
São as lendas contadas
São os monstros estranhos.

Para ir para lá
É sempre a seguir
Na imaginação
Vais sempre lá cair.

Não está no mapa
Nem é em Portugal
Nada tapa
Nada faz mal.

Fica no outro mundo
No outro lado
Bem lá no fundo
Fora do urso pardo.

Nessa terra
Já toda a gente sabe
Não há guerra
Nem ninguém atrás da grade.

Pode-se brincar
Às coisas variadas
Pode-se jogar
Terras e ruas enfeitadas.

Cristina Vila Gomes - 5ºAno


“O Outono”


A andorinha partiu.
O Sol mais cedo se deitou.
A chuva miudinha caiu.
Então o Outono chegou.

A videira triste está a chorar,
Ela sem uvas ficou.
Cheira a vinho novo no lagar,
Então o Outono chegou.

As temperaturas desceram.
O vento assobiou.
As aulas já começaram,
Então o Outono chegou.

Os lagartos hibernaram.
A árvore despida ficou.
As folhas soltas dançaram,
Então o Outono chegou.

André Marcos Junqueira - 5ºAno


“Numa tarde de Verão”

Numa tarde de Verão
Fomos passear
Até que um gelado comemos
Para nos refrescar.
O calor era tanto, tanto, tanto…
Que o biquíni fomos pôr
E correndo pela areia
Olhamos, olhamos!
E pudemos observar
As ondas a bailar
E meninos dando
Belos mergulhos no mar.

Jessica Abigail Cabreira Monteiro -4ºAno

Sem comentários: