01/06/2009

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


O BRINCADOR

Quando for grande, não quero ser médico, engenheiro ou professor. Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for. Quero brincar de manhã à noite, seja com o que for. Quando for grande, quero ser um brincador. Ficam, portanto, a saber: não vou para a escola aprender a ser um médico, um engenheiro ou um professor. Tenho mais em que pensar e muito mais que fazer. Tenho tanto que brincar, como brinca um brincador, muito mais o que sonhar, como sonha um sonhador, e também que imaginar, como imagina um imaginador... A minha mãe diz que não pode ser, que não é profissão de gente crescida. E depois acrescenta, a suspirar: "é assim a vida". Custa tanto a acreditar. Pessoas que são capazes, que um dia também foram raparigas e rapazes, mas já não podem brincar. A vida é assim? Não para mim. Quando for grande, quero ser um brincador. Brincar e crescer, crescer e brincar, até a morte vir bater à minha porta. Depois também, sardanisca verde que continua a rabiar mesmo depois de morta. Na minha sepultura, vão escrever: Aqui jaz um brincador.

Álvaro Magalhães

2 comentários:

Anónimo disse...

Que todas as crianças do Mundo realizem os seus sonhos, brinquem e sejam felizes...
Helena Barreira

CLUBE DAS LÍNGUAS VIVAS disse...

Que escolha deliciosa para o Dia Mundial da Criança!
E a ilustração? Está liiiinda!!